O MERCADO NO BRASIL
O mercado vegetariano vem crescendo exponencialmente no Brasil. Segundo uma pesquisa divulgada pela Sociedade Vegetariana Brasileira em 2018, 14% da população se considerava vegetariana e propensa a buscar cada vez mais opções sem carne, isso representa 29 milhões de pessoas. Os dados da Inteligência em Dados e Consultoria (IPEC) mostram que 46% da população já opta por não consumir carne pelo menos um dia da semana.
Essa porcentagem abre a oportunidade de estudarmos mais sobre o comportamento do consumidor, e mais do que isso, entender o movimento Flexitariano.
O que é FLEXITARIANO?
Pode ser considerado como um novo público, esse mais consciente e apresentar uma preocupação com a saúde, e por esse motivo, reduz o consumo de produtos de origem animal. Podemos dizer que esse público é ainda maior quando incluímos o fator restrições alimentares como alergias e intolerâncias.
OS MOVIMENTOS ATUAIS
O estilo flexitariano é constituído de práticas vegetarianas flexíveis como a adoção do “Segunda sem Carne”.
Esse estilo de alimentação pode ser adotado por qualquer pessoa e pode servir como um estímulo para se adotar uma alimentação vegetariana definitiva ou como uma maneira de, aos poucos, ir se adaptando a uma dieta restrita de produtos de origem animal e ir tomando consciência de suas próprias práticas alimentares.
A segunda sem carne, uma iniciativa da SVB, possui cada vez mais adeptos, e essa mudança no comportamento do consumidor vem criando mudanças importantes e significativas no mercado, fazendo com que muitas empresas comecem a olhar como uma oportunidade para expandir seus negócios, além de ter aberto espaço para o surgimento e crescimento de um novo mercado, onde já encontramos diversas empresas 100% plant based, ou seja, que não utilizam absolutamente nenhum produto de origem animal em seus produtos.
Estar atento às mudanças do mercado é muito importante, a demanda por produtos vegetarianos e veganos cresce a cada dia, e atender essa população pode ser uma grande oportunidade para o seu negócio.